10 Formas de Economizar Tempo

O objetivo deste texto é apresentar 10 métodos para tornar as pessoas mais produtivas, basicamente através de aproveitar melhor o tempo.

O aumento da disponibilidade de tempo proporciona um aumento de energia para realizar as tarefas cotidianas, torna as pessoas menos estressadas, etc.

As 10 formas para economizar tempo sugeridas neste post são:

1) Saber como você utiliza (ou gasta) o seu tempo: a sugestão aqui está em monitorar o que você faz. Um modelo prático básico é monitorar de 15 em 15 minutos as atividades realizadas durante uma ou duas semanas;

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2) Separar as prioridades: é de suma importância separar o que é muito importante, o que é pouco importante, o que é urgente. Ordene as tarefas de modo que seja possível realizar por ordem de importância;

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3) Utilize alguma ferramenta para planejamento: trabalhe com alguma ferramenta, como calendário, planilha eletrônica, diário de bordo, etc., para programar e organizar as tarefas;

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4) Organize-se: organize o seu local trabalho. Algumas pessoas acreditam que a desorganização significa que a pessoa não possui habilidade para gerenciar o tempo. Em alguns locais de trabalho (escritórios), as pessoas separam as categorias de tarefas em caixas, como por exemplo: próximos trabalhos, processos aguardando a conclusão de etapas de terceiros, materiais de apoio, etc.;

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5) Relacione o seu tempo de forma adequada: não execute apenas o que você deve fazer, trabalhe também em cima do que você quer fazer;

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6) Delegue (busque ajuda de outras pessoas): nem sempre você tem todas as respostas. mas é importante que conheça o ambiente e qual é o expertise de cada parceiro de trabalho. Muitas vezes o tempo não é suficiente para a conclusão de todas as tarefas, por mais talentosa que você seja;

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7) Pare de procrastinar: pare de deixar tudo para o futuro, procure trazer as coisas nas quais possui interesse para o presente. A sugestão é trazer aos poucos estas coisas, para que haja a possibilidade de executar as novas tarefas de forma prazerosa e fácil de administrar;

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8) Gerencie os desperdícios de tempo: em situações diversas, como por exemplo, o recebimento de visita ou uma ligação inesperada, procure limitar o tempo no qual utiliza para estes fatos. Eles podem tomar muito tempo de uma pessoa;

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9) Evite se possível fazer diversas tarefas ao mesmo tempo: a cada dia é mais comum a pessoa fazer diversas tarefas ao mesmo tempo e intercalando elas. Mas há um certo desperdício de tempo quando uma tarefa é interrompida e outra é iniciada, que pode ocorrer muitas vezes diariamente. Além disto, a atenção pode ser reduzida em cada tarefa individualmente, podendo haver uma redução de atenção e um aumento no número de erros;

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10) Mantenha-se saudável: todos os dias ouvimos falar sobre o cuidado com o corpo, com a alimentação, com a higiene. É muito importante relaxar ou utilizar parte do tempo para não fazer nada. Com isto, é possível aumentar a atenção para a execução das tarefas, a qualidade delas e também a capacidade de aprendizado.

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Você utiliza alguns destes fatores no seu dia-a-dia?

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