A Importância do Controle de Estoque

Introdução

O controle de estoque é uma área bastante importante para a empresa, independentemente do porte dela. É a partir do controle de estoque que ela será capaz de prever o quanto será necessário adquirir no próximo pedido ao fornecedor.

A administração do controle de estoque deve minimizar o capital total investido em estoques, pois ele é caro e aumenta continuamente, já que o custo financeiro também se eleva com o passar do tempo. E uma empresa não poderá trabalhar se não tiver estoque, pois ele possui uma função amortecedora participativa entre vários estágios de produção e a venda final do produto.

Somente algumas das matérias primas possuem vantagens para estocar, em função da influência de entrega do fornecedor.

Na administração moderna, a responsabilidade pelos estoques fica para apenas uma pessoa. Os departamentos tradicionais ficam livres da responsabilidade de controlar o estoque e com isso conseguem obter mais tempo disponível para se dedicarem às suas funções principais.

Nos dias atuais, o controle de estoque é feito através de programas de computador especializados. Ao informatizar o controle de estoque, a empresa passa a usufruir dos seguintes benefícios (estes são apenas alguns dos benefícios):

  • Saber a quantidade de cada produto que está no estoque;
  • Controlar a entrada e a saída de mercadorias;
  • Saber qual é a localização física de cada item no estoque;
  • Ser avisado quando o saldo do item estiver baixo;
  • Evitar e detectar possíveis furtos ou fraudes dentro da empresa.

positivo

Nos dias atuais, há uma ampla gama de softwares disponíveis no mercado para efetuar o controle de estoque, e muitos deles, além de controlar o estoque, controlam também outras atividades como o financeiro, o faturamento, e outras atividades ligadas, de forma integrada. A escolha do software depende primeiramente do porte da empresa e de quantos e quais setores serão integrados. Uma boa escolha é essencial para a saúde da empresa.

Princípios Básicos para Iniciar um Controle de Estoque

Para organizar um departamento para o controle de estoque, no começo é necessário descrevermos e organizarmos algumas informações importantes, tais como:

  • Determinar o que deve e o que não deve permanecer no estoque. Neste momento, é possível determinar quantos itens o depósito necessita;
  • Determinar quando o estoque deve ser reabastecido;
  • Determinar quanto de estoque é necessário para um período pré-determinado. Por exemplo, quantas peças de certo item são necessárias para o consumo de um mês;
  • Receber e armazenar os itens estocados, de acordo com as necessidades. Além do recebimento e armazenamento, há o atendimento ao cliente, que é a pessoa ou setor que precisará do item.

passos-a-executar

Conclusão

Manter um controle de estoque organizado, enxuto e com pessoas honestas e de confiança nas empresas pode reduzir significativamente os custos da empresa. Muitas empresas desperdiçam dinheiro por não se preocuparem em manter os estoques armazenados de forma adequada, ou por não possuírem sistemas que facilitam a gestão.

Você pode gostar...

Deixe um comentário