Testando Novas Tecnologias – Procedimentos

Objetivo

É muito importante que as empresas realizem testes com novas tecnologias, para que a cada dia a empresa possa produzir mais produtos com menor custo e/ou em um tempo menor.

O objetivo deste post é apresentar algumas ideias de modelos para organizar as informações técnicas dos itens a serem testados, e assim absorver da melhor forma possível o conhecimento sobre o item a testar.

Modelos

No exemplo deste post, temos uma ferramenta de Fresamento a 90° para acabamento. Nela, descrevemos qual família a ferramenta pertence, colocamos algumas fotos que facilitam a compreensão das pessoas envolvidas no teste e também os parâmetros de trabalho, como por exemplo o AP (altura do material a ser removido, em milímetros). Também há informações sobre dados de corte, para que tanto o operador de máquina quanto o programador possam utilizar os melhores parâmetros para cada tipo de material que é possível.

Para melhorar o grau de qualidade das informações, há o campo de observações, no qual pode ajudar a aplicar a ferramenta corretamente, podendo mostrar por exemplo, as restrições de utilização do material.

A figura 1 apresenta um modelo para preencher dados técnicos e a figura 2 mostra um modelo de relatório de teste, para que seja preenchido o que ocorreu ao longo da avaliação da ferramenta.

tabela-001

Figura 1: modelo para organizar parâmetros de corte, fornecedor e observações operacionais da ferramenta a testar.

Fresa-acabamento2

Figura 2: modelo de ficha para teste de ferramenta. Aqui, há basicamente dados do item a ser testado e objetivos a buscar com a realização dos testes.

Os modelos foram elaborados no pacote Office da Microsoft. O modelo da figura 1 foi elaborado em Excel e o modelo da figura 2 foi feito em Word.

Você pode gostar...

Deixe um comentário